Em entrevista concedida ao jornalista Giorlando Lima, por telefone, o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, disse que se o secretário Eric Ettinger entregar a carta de demissão amanhã, como anunciou, ele vai oficializar o convite ao médico Paulo Bicalho, presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna – FASI (que administra o Hospital de Base), para assumir a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O prefeito disse que teve uma conversa com Eric na terça-feira, quando o secretário manifestou a sua vontade de deixar a pasta. Mas, como foi uma conversa sem atrito, segundo Vane, e por Eric estar fazendo um bom trabalho ele ainda tem esperança de que o auxiliar fique à frente da SMS.
ALMIR GONÇALVES É A SEGUNDA OPÇÃO.
O prefeito disse que se Paulo Bicalho não assumir a secretaria outra opção seria o médico Almir Gonçalves. “Dr. Almir é nosso amigo e muito preparado, mas está com muitas atribuições. É um bom nome, mas até agora eu só falei com Paulo Bicalho”.
Fora desses dois nomes, Vane garante que não mais ninguém. Lembrado de que a imprensa colocou o atual secretário de Administração Wellington Rodrigues (Leléu) entre os candidatos para a SMS, Vane negou que tenha pensado nisso. Tampouco, diz ele, já exista a discussão sobre nomes para o lugar de Paulo Bicalho na Fasi (Hospital de Base).
Perguntei ao prefeito se ele ampliaria a autonomia de Paulo Bicalho para que ele assuma a secretaria de Saúde. Vane foi categórico: “Todos os secretários têm autonomia para gerir suas pastas, mas nenhum tem carta branca”. E o acerto político de que a Saúde seria uma secretaria da cota do PCdoB? Paulo Bicalho seria bem aceito pelo partido do vice-prefeito Wenceslau Júnior e do deputado federal e pré-candidato a prefeito, Davidson Magalhães? Resposta de Vane: “Eles sabem que tiveram os dois primeiros secretários (Renan Araújo e Plínio Adry), a entrada de Eric foi preferência minha, que coincidiu e teve consenso, e agora não abro mão da indicação. Será uma escolha minha”. (Políticos do Sul da Bahia)