URGENTE

6/recent/ticker-posts

CPI DA PETROBRAS CHEGA AO FIM E NÃO INDICIA POLÍTICOS


Após oito meses, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras irá encerrar as atividades com sugestões aos gestores da estatal para combater corrupção. No entanto, nenhum político será indiciado com base no que foi investigado pelo Ministério Público e pela Polícia Federal no âmbito da Operação Lava Jato.

O texto final começa a ser lido nesta segunda-feira ,19, pelo relator, o deputado Luiz Sérgio (PT-RJ). Segundo ele, apenas alguns pareceres dos sub-relatores ainda não foram incluídos no relatório, que deve acontecer o até o final desta semana. Segundo o deputado Hugo Motta (PMBD-RJ), presidente da CPI e aliado de Cunha, a Comissão "cumpriu seu papel".

O parlamentar afirmou ainda que não está agindo para proteger o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), único que prestou depoimento sobre evidências que ele mantinha contas na Suíça com dinheiro de propina proveniente da Petrobras. "Sou amigo do presidente, mas tem duas semanas que não falo com ele para evitar ilações", disse Hugo Motta à revista Época. 

De acordo com deputados do PSOL, os políticos citados no esquema que desviou recursos da Petrobras foram blindados por não terem sido convocados para depor sobre os possíveis envolvimentos. "Tenho denunciado desde o início uma blindagem dos políticos feita pelo PMDB em acordo com o PSDB e o PT. Eu acho que eles querem fechar a comissão porque não querem um palco onde podem se desgastar, principalmente o Eduardo Cunha e o PT, que não têm interesse em aprofundar a CPI", acusou Ivan Valente (PSOL-SP).