Neste domingo um avião pousou em Ilhéus com as doses do imunizante desenvolvido pela universidade de Oxford, em parceria com a biofarmacêutica AstraZeneca.
Segundo o site Políticos do Sul da Bahia, que manteve contato com a Coordenadora do Núcleo Regional de Saúde Sul, Domilene Borges que informou sobre a quantidade de doses:
“Lembrando que essas doses são apenas para profissionais de saúde. A região de Itabuna vai receber mais por que veio uma complementação para população indígena, e Ilhéus recebeu no primeiro lote da coronavac”, declarou.
Confira a divisão das doses da vacina para nossa região: Ilhéus (1.820 doses), Valença (1.480), Jequié (3.550), Itabuna (3.600).
O município de Itabuna deverá ficar depois da distribuição da sua região com aproximadamente 1.800 doses.
Uma vez que a segunda dose da vacina de Oxford pode ser tomada em até 90 dias, o Estado vai adotar a estratégia de usar todas as vacinas que chegaram neste domingo, como explicou o titular da Secretaria da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.
“Por possuir resposta imunológica precoce ampla, garantindo que se possa esticar o prazo de aplicação da segunda dose para 90 a 120 dias à frente, isso permitirá que apliquemos todas as doses sem que seja preciso guardar 50%, como ocorreu com a CoronaVac”, detalhou o secretário.

