As estradas do Brasil estão
esburacadas, lentas e perigosas. Elas atrasam a nossa economia e tiram vidas. A
repórter Sônia Bridi percorreu as principais rodovias do país, de Norte a Sul.
É a série ‘Brasil: Quem paga é você’.
Confira a reportagem completa no site de Fantástico
Denúncias de desvio de
dinheiro em obras derrubaram o então ministro dos Transportes, Alfredo
Nascimento, do PR. Assumiu Paulo Passos, que este ano foi substituído por outro
integrante do PR, o ex-governador da Bahia, César Borges. Indicação de Alfredo
Nascimento, o ministro demitido por suspeita de corrupção. As estradas são o principal
meio de transporte no Brasil, com quase 60% das cargas e 96% dos passageiros.
Mas, no ranking de qualidade de estradas em 144 países, estamos na posição 123.
E o problema não é falta de dinheiro.
Gil Castello Branco, consultor
do Contas Abertas: O Orçamento é uma ficção. Nós vemos que a distorção entre
aquilo que está previsto e aquilo que efetivamente é realizado é enorme. “Hoje nós temos um bom
problema. Qual é? O governo tem recursos para gastar, nós temos uma economia
crescendo. E muitas vezes nós temos dificuldades pra gastar a execução
orçamentária por falta de projetos que não foram feitos lá atrás”, afirma César
Borges, ministro dos Transportes. No ano passado, o ministério
não conseguiu transformar em obras mais de R$ 6,5 bilhões. Só foram executados
62% do orçamento. A mesma média dos últimos dez anos. O investimento em transportes
no Brasil saltou de R$ 1,5 bilhão em 2002 para R$ 20 bilhões no ano passado.
Mas ainda é muito pouco para dar conta do atraso.
fonte: Portal G1