Por meio do Decreto 20.280 de 05 de março de 2021, o governador Rui Costa suspende, em todo o território do Estado da Bahia, o funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas, deste sábado (06) até o próximo (13). A decisão visa diminuir a proliferação da Covid-19 na Bahia.
Porém, em algumas cidades, as academias vão continuar funcionando. Esse tipo de estabelecimento faz parte da lista de “atividades essenciais” de alguns municípios e por isso não é obrigado a fechar, mesmo com a publicação do decreto estadual.
Em Ilhéus por exemplo, a Lei municipal n. 4.105 reconhece “a prática da atividade física e do exercício físico como essenciais para a população de Ilhéus em estabelecimentos prestadores de serviços destinados a essa finalidade, bem como em espaços públicos”. O projeto de lei em questão foi apresentado no início de 2021 pelo vereador Jerbson Moraes (PSD), aprovado em plenário e sancionado pelo prefeito Mário Alexandre.
Em Itabuna, de acordo com o novo decreto reeditado, das 18h do dia 5 até as 5h do dia 8 fica vedada, assim como a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras do dia 5 de março ao dia 1° de abril, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações.
Vale lembrar que de acordo com os boletins epidemiológico das Secretarias de Saúde, tanto Ilhéus como Itabuna sofrem com as ocupações dos leitos exclusivos para o tratamento da COVID19.

