Três meses depois do primeiro caso registrado na Bahia, apenas 78 dos 417 municípios do estado seguem sem residentes infectados pela covid-19, segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
As cidades resistentes estão espalhadas por 22 das 28 divisões regionais de saúde. Isso significa que seis regiões já foram tomadas pelo novo coronavírus. São elas: Salvador, Camaçari, Cruz das Almas, Valença, Juazeiro e Ilhéus.
O posto de cidade mais populosa da Bahia sem casos de covid-19 foi alvo de controvérsia no final de semana. O último boletim divulgado pela Sesab, na sexta-feira (5), colocou o município de Paratinga, a 729 km de Salvador, com dois casos confirmados. “Os pacientes não moram mais em Paratinga. O problema é que o cartão do SUS deles foi feito aqui”, explica a secretária de saúde Carmella Zanin.
O boletim do dia seguinte, sábado, confirmou que a cidade não tem notificação da doença - ambos os registros são de pessoas que moravam em Salvador e São Paulo. Paratinga, no Oeste do estado, à beira do Rio São Francisco, tem 32 mil habitantes, sendo apenas a 89ª no ranking de maiores municípios baianos segundo o IBGE. (Correio24horas)

