URGENTE

6/recent/ticker-posts

CORONAVIRUS: ITABUNA TESTA MAIS CASOS NOTIFICADOS DO QUE ILHÉUS


fonte: Blog do Gusmão

O prefeito Mário Alexandre e o secretário de saúde Geraldo Magela têm feito propaganda da redução discreta do número de casos da Covid-19 em Ilhéus. Sem o escrúpulo mínimo que a situação exige, os dois comparam os números de Itabuna e dão a entender que a contaminação na vizinha é maior. Os dois gestores esquecem que apenas 26 quilômetros separam as duas cidades. O problema de uma é, consequentemente, também da outra.

Não convencido pelo otimismo do prefeito e do secretário em ano eleitoral, o blog ouviu especialistas e comparou os boletins epidemiológicos das duas cidades. Concluímos que Ilhéus tem mais casos notificados do que Itabuna, mas tem realizado menos exames PCR e testes rápidos.

Vamos aos números divulgados na última quinta-feira, 14, pelas duas secretarias municipais. Para facilitar a compreensão chamaremos exames PCR e testes rápidos apenas de testes. Ao somar o número de casos descartados, confirmados e aguardando resultado, tem-se o número de testes realizados.

Itabuna divulgou em seu boletim que tem 2.323 casos notificados e fez 2.294 testes. Essa quantidade de testes representa 98,75% dos casos notificados, ou seja, apenas 29 pessoas não foram investigadas. Já Ilhéus tem 4.209 casos notificados e 1.991 testes. Essa quantidade de testes abrange 47,3% dos casos notificados, ou seja, 2.218 pessoas não foram investigadas.

Os números não mascaram a realidade e desmentem a dupla Marão e Magela. Ilhéus tem mais casos notificados e menos testes realizados.


Mário Alexandre sonha com a reeleição e é provável que pretenda livrar Ilhéus, a qualquer custo e método, do posto de epicentro da Covid-19 no interior da Bahia.