URGENTE

6/recent/ticker-posts

AUMENTA O NÚMERO DE PACIENTES ATENDIDOS COM DENGUE EM ITABUNA


Com as preocupações voltadas para o enfrentamento do novo coronavírus, moradores do sul da Bahia parecem ter relaxado com as ações para eliminar os criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zica e chikungunya. Esse descuido vem provocando uma corrida pelo atendimento no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna.

Os dados mostram que em abril, por exemplo, foram registrados 18 atendimentos no Novaes. No mesmo mês de 2019, somente dois pacientes com os sintomas da doença deram entrada na unidade de saúde. No mês passado foram registrados cinco casos de dengue hemorrágica. “Sendo que a maior parte dos pacientes precisou ser internada”, afirma a diretora técnica do Hospital Manoel Novaes, Fabiane Ferreira Châvez.

A médica acredita que, por causa da tensão gerada pelo novo coronavírus, as pessoas estão se descuidando de todas as outras doenças, principalmente as que são mais comuns no público pediátrico. Ela avalia que, como mais pessoas estão ficando em casa, aumentou a produção e acumulo de lixo. Isso facilita o surgimento de criadouros de larvas do Aedes aegypti. “Parece que as pessoas não estão cuidando bem dos locais que servem para a reprodução do mosquito”, observa. LEIA MAIS