A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) vai comemorar, em 5 de dezembro de 2025, seus 34 anos de estadualização com uma sessão especial do Conselho Universitário (Consu), ocasião em que será entregue ao professor e governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues de Souza, o título de Doutor Honoris Causa. A homenagem, fundamentada na Resolução CONSU 06/2015, reconhece personalidades que se distinguem pelo saber ou por contribuições relevantes às Artes, Ciências, Filosofia, Letras e à promoção do entendimento entre os povos.
A iniciativa reforça o protagonismo da Uesc na valorização de agentes públicos cuja atuação fortalece a educação, o desenvolvimento social e o diálogo intercultural. O reitor Alessandro Fernandes destacou o simbolismo da escolha e o empenho institucional na condução da proposta ao Consu, ressaltando que a trajetória acadêmica e política do homenageado “evidencia compromisso permanente com a inclusão, o conhecimento e o fortalecimento do ensino superior na Bahia”.
A entrega está marcada para as 18 horas, no auditório do Centro de Arte e Cultura da universidade, reunindo diretores de departamentos, pró-reitores, representantes técnico-administrativos e discentes, além da Reitoria, bem parentes, amigos convidados e a sociedade em geral.

