URGENTE

6/recent/ticker-posts

ENEM 2020: SEGUNDO DIA DE PROVAS OCORRE NESTE DOMINGO

Neste domingo (24), milhões de candidatos no Brasil estão aptos a comparecer ao 2º dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020). As provas contemplam 90 questões, sendo 45 de matemática e outras 45 de ciências da natureza (biologia, química e física). Eles terão cinco horas para resolver questões de matemática e de ciências da natureza. Encerrada a aplicação do Enem impresso, o gabarito das provas objetivas deverá ser divulgado até dia 27 e, as notas finais, no dia 29 de março.

Apesar de ser a principal porta de entrada para o ensino superior, o Exame não motivou seus inscritos a, de fato, participarem. O primeiro dia de provas, realizado no último domingo (17), registrou recorde histórico de ausências. Para esta domingo, a expectativa é de um número ainda maior de abstenções. Os portões abrem às 11h30 e as provas tem início às 13h (horário de Brasília).

O índice de abstenções no primeiro dia de provas em todo o Brasil ficou em 51,5%. Um recorde na série histórica do exame, com mais que o dobro de faltantes na atual edição do exame no comparativo com o ano anterior.

De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, o órgão ainda vai analisar detidamente os motivos da alta taxa de abstenção.

A expectativa por número ainda maior de ausentes se reporta também a dois fatores: o primeiro deles está relacionado à punição imposta pelo Inep, que exclui a possibilidade do candidato que faltou no primeiro domingo prestar o exame na semana posterior. O segundo é relativo aos candidatos que não se saíram bem no primeiro momento e desistem de prestarem o segundo dia de exames.

Por conta da pandemia, o Enem 2020 ganhou contornos diferentes que, certamente, motivaram o aumento no número de ausentes. Aulas presenciais suspensas em instituições públicas e particulares (retomadas em escolas privadas em um segundo momento), preparação de 12 meses (em anos anteriores eram 10 meses até a aplicação) e as dificuldades que o isolamento social naturalmente impõe.

Informações da Tribuna do Norte